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7 CONSELHOS PARA CUIDAR DA SUA ALIMENTAÇÃO NESTE NATAL
18/12/2020 | Comida sana

Todos sabemos que por muito bons que sejam os nossos objetivos, nesta época é muito fácil ganhar uns quilos a mais e optar por alimentos menos saudáveis.

Para evitar e conseguir um equilíbrio, tanto nutricional como emocional, deixamos-lhe alguns truques e conselhos que o podem ajudar:

  • Prepare um calendário, planificando previamente tanto as refeições em que já sabemos que vamos cometer alguns excessos como as que vamos comer de forma saudável. Se pensar, são poucos os dias de festa pelo que devemos aproveitar e compensarmos depois nos restantes dias com alimentos mais saudáveis.

Se não lhe apetece cozinhar, pode encomendar previamente os nossos pratos preparados saudáveis ou aproveitar para fazer um plano detox.

  • Evite sobras, caso existam, deve congelar para que no outro dia não ceda à tentação
  • Outro truque é optar por entradas saudáveis que acabam por nos saciar e evitam que chegue com muita fome aos restantes pratos mais calóricos.

Pode comer uma das nossas barritas, um sumo de frutas e verduras ou uma peça de fruta antes.

  • Não salte refeições. Não é boa ideia. Este comportamento faz com que tenhamos mais fome e ansiedade. Antes das refeições, recomendamos uma peça de fruta ou um petisco leve para que não tenha tanta fome na refeição principal. Assegure-se que tem opções saudáveis de snacks em casa. Barritas?
  • Se depois das festas não tiver fome, não force, contudo se sentir fome, coma algo ligeiro que o ajude a eliminar esta sensação e a dormir bem.
  • Nestes dias é muito comum esquecermo-nos de beber água, ou substituímos por refrigerantes ou álcool. É importante ir bebendo água para que se sinta saciada e hidratada. Beber um copo de água em jejum e incluir infusões diariamente irá ajudar a manter os bons hábitos.
  • Se vai celebrar em casa o Natal, procure comprar doces na quantidade certa para que não existam sobras. Escolha uma opção de cada um ou apenas os que mais gosta ou a sua família. Se pelo contrário, não vai organizar em sua casa nenhuma refeição de Natal, não é necessário que tenha doces, opte por comê-los fora de casa.
  • Se apesar de tudo fizer uma alimentação hipercalórica pode aproveitar nos dias seguintes para fazer exercício e deixar que o organismo descanse com algum dos nossos planos detox para se sentir bem outra vez.