A palavra “dieta” é muitas vezes associada a "adelgaçar".
Contudo, existem muitos tipos de dietas e nem todas são necessariamente para emagrecer.
A palavra “dieta” (que vem do grego “dayta” e significa “regime de vida”) é um conjunto de alimentos, em determinadas quantidades e combinações, que são consumidos habitualmente ou se adotam para solucionar algum problema (uma doença, uma necessidade de perda de peso, como preparação para uma intervenção, etc…).
Muitas vezes, para simplificar, os meios fazem referência a determinados jejuns ou planos e apelidam-nos de “dieta” para que seja mais fácil de entender.
No caso dos jejuns ou planos detox utiliza-se erradamente o termo “dieta detox” e isso acaba por gerar confusão e uma conceção errada do que realmente é. Então começam a aparecer artigos sobre os perigos ou efeitos secundários das “dietas detox”.
Quando falamos da Drink6 by Nutrimedic não falamos de dieta. É um erro:
DRINK6 BY NUTRIMEDIC É UM PLANO DE JEJUM PARCIAL À BASE DE LÍQUIDOS LIMITADO A 1 -3 ou 5 DIAS NO MÁXIMO.Drink 6 by Nutrimedic não é uma dieta porque durante o jejum parcial não são incluídos muitos dos alimentos habituais e necessários no nosso dia a dia, como alimentos sólidos proteicos, legumes, cereais ou produtos lácteos.
A base deste sistema (muito antiga e já praticada desde Hipócrates) centra-se na ideia do nosso organismo “depurar-se e desintoxicar-se “de toxinas tanto exógenas como endógenas.
O nosso corpo já possui os seus próprios mecanismos de depuração em órgãos como a pele, pulmões, fígado, rins, mas com o sistema de líquidos de frutas e verduras frescas ajudamos a que os nossos órgãos realizem esta função de depuração mais facilmente.
Não se trata de proporcionar ao corpo todos os nutrientes necessários, mas de fazer com que o organismo utilize as suas reservas e elimine células “velhas “ou “danificadas” reparando-as ou gerando novas.
Por isso, baseia-se em alimentos como verduras e frutas ricas em enzimas, antioxidantes, vitaminas e minerais capazes de ajudar neste processo de reparação e depuração.
Claro que podemos fazer, antes e depois do plano de sumos, uma dieta depurativa de 5 ou 6 dias onde a ingestão de nutrientes é dirigida para a preparação do organismo para os nossos dias de líquidos.
Serão feitas 5 refeições por dia com proteínas / cereais / saladas ou vegetais frescos ao almoço e jantar e frutas ou sumos entre as refeições.
Além disso, poderemos sentir-nos mais “leves” e melhorar as digestões, estado da pele, sistema respiratório, circulatório (eliminar retenção de líquidos, melhorar níveis de colesterol) e inclusivamente perder algum peso.
Recomenda-se a ingestão de água e a realização de exercício moderado ou algum tipo de tratamento de preparação para a pele como
peelings prévios ou massagens exfoliantes.
Em qualquer caso, no website pode encontrar toda a informação relativa a quem pode fazer um plano detox, em que casos não é recomendável e sobre as vantagens para o organismo que representa este tipo de dietas à base de líquidos.
Dra. Concepción Vidales.
Diretora Médica da Nutrimedic
[button color="Accent-Color" size="large" url="https://drink6.es/tienda/" text="Experimente já o plano detox da Drink6!"]