0

ENVIO

GRÁTIS*

foi adicionado ao seu carro corretamente.

Importância dos horários no consumo dos sumos

Abril 30, 2015 | Cleansing, Detox, Drink6, Sumos | No Comments

No âmbito da medicina e da saúde, falamos com frequência dos biorritmos do organismo. Na área da nutrição, falamos de RITMONUTRIÇÃO.

manzana-reloj-430x272

O que são os biorritmos ou relógio biológico.

O ser humano está sujeito a ciclos horários durante os quais o organismo liberta hormonas e neurotransmissores que regulam, entre muitas outras coisas, os períodos de sono e de vigília, as funções endócrinas, a termorregulação cardíaca, respiratória, etc. Este ritmo de secreção de hormonas e neurotransmissores condiciona o nosso bem-estar físico e mental. Muitos fatores ambientais (entre eles a alimentação) podem alterar estes biorritmos humanos.

 

O que é a ritmonutrição

Para nos coordenamos com o nosso organismo, a nossa alimentação deve seguir um padrão rítmico determinado e tanto os horários das refeições como aquilo que comemos é de vital importância nesta regulação.

De um ponto de vista de muitas funções metabólicas, comer pelo menos cinco vezes ao dia ajuda a manter umas necessidades diárias de nutrientes, controla e regula a glicose no sangue, controla a fome, entre muitas outras coisas.

O CONCEITO DE RITMONUTRIÇÃO

NÃO SÓ DIZ RESPEITO AOS HORÁRIOS DE INGESTÃO MAIS ADEQUADOS COMO TAMBÉM SE REFERE AO TIPO DE ALIMENTOS QUE DEVEMOS CONSUMIR, SEGUNDO A HORA DO DIA EM QUESTÃO.

 

A utilização de nutrientes obedece a um ritmo circadiano, o que significa que:

1.- NA PRIMEIRA METADE DO DIA (até às 16.00 – 17.00) utilizaremos os nutrientes essencialmente para compensar o gasto energético: por conseguinte, é preferível que os alimentos mais ricos em carboidratos sejam tomados pela manhã.

É por esse motivo que nos nossos primeiros três sumos são utilizadas frutas e legumes ricos em hidratos de carbono complexos e vitaminas e fibras, para nos proporcionar essa energia durante toda a manhã: cenoura, laranja, ananás, maçã, couves, espinafres, pepino, etc.

* O primeiro é mais energizante e a mistura de sabores rica em vitaminas e betacarotenos ajudá-lo-ão a ter mais energia.

* O segundo é sobretudo para sentir-se saciado, regular os níveis de açúcar e depurar: a meio da manhã necessita energia, depuração e saciedade para chegar à hora do almoço sem fome.

* O terceiro seria o equivalente a uma refeição composta por uma mistura de legumes e frutas ricas em hidratos de carbono mas sem acrescentar gorduras nem calorias em excesso.

2.- NA SEGUNDA METADE DO DIA (A PARTIR DAS 16.00 – 17.00 EM DIANTE)

Os nutrientes são armazenados e utilizados para reparações e regenerações celulares.

* Chegamos ao nosso quarto e incrível sumo flavonoide à base de frutos vermelhos: a melhor forma de reparar o colagénio, ingerir mais vitamina C e outras substâncias que protegem o nosso sistema cardiovascular.

* O quinto é “remineralizante” e baixo baixo em calorias. Para além das suas propriedades hidratantes por excelência, devido às elevadas quantidades de minerais, entre os quais, o potássio, as suas características fazem com que seja ideal para esta hora do dia e para os nossos músculos

* E, por último, os alimentos ricos em ácidos gordos, que são aqueles que mais nos interessa armazenar nas membranas celulares e que se absorvem melhor durante a noite. É por esse motivo que o nosso último “prémio” é um sumo de amêndoas rico em ácidos gordos saudáveis e fáceis de digerir durante a noite.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

4 × 2 =

Peça o seu Drink6 e entregamo-lo em sua casa! Comece hoje!

Seja o primeiro a saber!

Receba as novidades e promoções da Drink6 por e-mail. Só tem que escrever o seu correio eletrónico e clicar em “Subscrever”.