Envios 24-48h - Grátis a partir de 50€

JEJUM INTERMITENTE
27/01/2021 | Tendencias alimentación

De certeza que já ouviu falar muito de jejum intermitente. Neste post abordamos este tema e falaremos sobre os seus benefícios e como o deve fazer de uma forma correta e eficaz.

É importante salientar que o jejum intermitente não é uma dieta, mas uma estratégia nutricional em que combinamos períodos de ingestão normal de comida (janela de alimentação) com espaços de tempo onde não comemos nada (janela do jejum). Pelo que o jejum intermitente deve estar integrado dentro de uma dieta equilibrada e variada, rica em fruta e verdura, cereais integrais, legumes, frutos secos e proteínas de qualidade, mas sobretudo, baixa em açúcares e alimentos processados. Para isso, vamos ajudá-lo a entender como combinar a prática do jejum com hábitos saudáveis.  

Quais os benefícios do jejum?

Entre os principais benefícios do jejum está o favorecimento da autofagia, um sistema de antienvelhecimento que limpa o organismo de tudo o que já não é útil.

A prática de jejum está relacionada com menores taxas de triglicéridos e uma melhoria do perfil lipídico, ou seja, melhora a nossa saúde cardiovascular.

Observou-se também que pode ajudar a sensibilidade à insulina e uma melhoria na pressão sanguínea.

Outro benefício analisado foi a melhoria da microbiota intestinal, influenciando assim de forma positiva as nossas defesas.

 

Como se deve fazer o jejum?

Existem diferentes modalidades e a opção por uma delas dependerá do seu estilo de vida. Ainda que, segundo um estudo do Colégio Médico de Harvard o melhor é adaptar o jejum aos nossos ritmos circadianos, e aproveitar as horas de sono fazendo um jejum de 16/8 (16 horas sem comer). Tal pode ser feito ao atrasar o pequeno almoço ou adiantando o jantar.

 

Que alimentos não interferem com o jejum?

Esta é a principal dúvida que temos quando começamos a fazer um jejum intermitente.

Existem alguns alimentos, bebidas em concreto, que ainda que tecnicamente constituam uma ingestão não interferem com o estado metabólico do jejum mantendo todos os seus benefícios. Estas bebidas vão-nos ajudar a potenciar o jejum, sobretudo ao início quando não se está acostumado e custa mais.

Uma delas é o café, sempre e quando isolado, sem leite nem açúcar. O café não só não interfere com o jejum, como também ativa a aerofagia.

O chá ou infusões e todas as suas variedades (chá vermelho, chá branco, chá verde, camomila, tília, rooibos …) para além de não interferirem com o jejum contêm catequinas, substâncias que suprimem o apetite.

A água com limão ou a água alcalina também podem ser consumidas durante a janela do jejum.

Por último, pode comer sopa de legumes ou a sopa de ossos, sempre e quando não tiverem adição de açúcar ou caldos (pois podem conter sal).

 

Como interrompemos o jejum?

É importante planificar a interrupção do jejum para evitar comer alimentos que são de difícil digestão, uma vez que, algumas pessoas ao saírem de um jejum longo, sobretudo nas primeiras vezes, não toleram bem alguns alimentos.

Os alimentos que costumam causar mais problemas são os ultraprocessados, os vegetais crucíferos crus, os productos láteos e o álcool.

Uma boa forma de interromper o jejum é na ingestão de cereais integrais, fruta, suplementos de gengibre (como pequeno-almoço), um prato de vegetais cozinhados e proteína magra como frango ou peixe (como refeição). Pode adicionar abacate como gordura saudável.

Como mencionado anteriormente é importante que o jejum esteja integrado numa alimentação saudável com menus baixos em gorduras saturadas e açúcar simples, cozinhados na prancha, forno, vapor, a baixas temperaturas e optando sempre por versões integrais dos cereais.

Uma das principais causas para um jejum incorreto é a falta de planificação, o não ter refeições saudáveis feitas em casa, não saber o que tomar/comer durante o horário do jejum, entre outras… Como tal, o plano de jejum Intermitente de Drink6 é perfeito já que contém tudo o que tem de tomar durante as horas de jejum e alimentação para que não tenha fome e receba todos os benefícios do jejum.

 

Com este plano de 1 a 5 dias recebe:
  • Água alcalina e o nosso chá especial para o sistema imunológico para beber durante as horas de jejum. Estes dois produtos potenciam os benefícios do jejum
  • Para interromper o jejum este plano inclui o shot de gengibre e uma barrita de adaptógenos, que despertam o corpo e facilitam a digestão. Para além disso, ajudam os processos metabólicos e reduzem o stress.
  • Às 14:00 recomendamos a ingestão de uma refeição equilibrada incluída no pack. Tem à sua disposição um creme de legumes e um prato preparado 100% naturais e muito reconfortantes. Para completar, termine com um sumo natural e uma barrita de adaptógenos, perfeita para ter energia. Termine a janela de refeições às 19:00 com outro creme ou prato preparado.

 Comprar plano JEJUM INTERMITENTE