O que é a retenção de líquidos? É uma acumulação excessiva de líquido nos tecidos, que se produz quando o equilíbrio entre o líquido dentro das nossas células e o líquido exterior se desregula. Costumamos notar sintomas como o inchaço nas pernas e tornozelos, aumento de peso repentino, aumento do abdómem, pele esticada e brilhante, entre outros.
Las causas deste desequilíbrio são variadas, podem ser desde problemas circulatórios, hormonais, má alimentação e sedentarismo, problemas renais, consumo de alguns medicamentos…
Alguns destes sintomas, conseguimos aliviá-los através da alimentação, mas qual a melhor dieta a seguir?
O principal inimigo da retenção de líquidos é o sal. Contudo, não nos referimos apenas ao sal que adicionamos à refeição, a maioria do sal que consumimos é o que está naturalmente em alguns alimentos e o sal oculto de produtos processados.
Vejamos quais são os alimentos a evitar devido ao excesso de sal:
O primeiro passo é potenciar o consumo de água. Como alternativa à água, as infusões, chás e kombucha, são também são uma boa opção.
A seguir, devemos privilegiar os alimentos ricos em potássio. Como os seguintes:
Para finalizar os alimentos ricos em proteínas são muito importantes, porque uma dieta baixa em proteínas pode fazer com que façamos retenção de líquidos:
Aqui deixamos o exemplo de um menu combinado com os nossos produtos Drink6 para que vejas como podes comer de forma fácil e saborosa evitando a retenção de líquidos.
Porridge de aveia tufada rica em proteína da drink6
Day tea + uma peça de fruta + um punhado de frutos secos
Opcão A:Lentilhas com verduras e quinoa + um kiwi
Opcão B:Burguer vegan com salada de grão-de-bico
Opcão A:Creme de abóbora e laranja
Opcão B:Creme de espargos de trigo com yuka
Este é um exemplo de um menu para prevenir a retenção de líquidos, mas se quiseres menus semanais personalizados pela nossa nutricionista tendo em conta a tua atividade diária ou exercício físico podes contactar através de info@drink6.com