Um pequeno-almoço pode favorecer a perda de peso, ou pode prejudicar os nossos esforços para emagrecer. É habitual levantarmo-nos com muito apetite quando estamos a fazer dieta, por isso é importante escolher um pequeno-almoço equilibrado e saudável que nos ajude a alcançar os nossos objetivos.
Temos que entender que não existe uma resposta universal de como deve ser um pequeno-almoço porque isso depende de cada pessoa, mas existem algumas regras a cumprir:
Cuidado com o açúcar:
- No geral não são uma boa opção. A maioria dos produtos que encontramos no supermercado dentro da categoria de ¨pequeno-almoço¨, como as bolachas maria, digestive, cereais fitness, a pastelaria industrial e lácteos açucarados devem desaparecer do nosso pequeno-almoço.
- um pequeno-almoço só à base de hidratos de carbono de rápida assimilação e ricos em açúcar farão com que te sintas saciado por um curto período de tempo, mas rapidamente sentirás muita vontade de comer, pelo que te fará aumentar de peso.
- Não adiciones açúcar ao pequeno-almoço, adoça-o utilizando fruta fresca, canela ou algumas passas ou tâmaras.
Combina os três nutrientes básicos:
- Um bom pequeno-almoço deve conter alimentos dos três macronutrientes: carboidratos, gorduras e proteínas.
- Um truque é incorporar hidratos de carbono de assimilação lenta, como os cereais integrais, os flocos de aveia, o pão integral… Que tenham uma boa percentagem de farinha integral, ou seja, que não sejam feitos a partir de farinhas refinadas.
- Fundamental incorporar gorduras saudáveis no pequeno-almoço: como o abacate ou os frutos secos ou o iogurte grego já que ajudam a controlar os picos de glicose no sangue
- A proteína não deve faltar se o objetivo é perder peso, já que aumentam a sensação de saciedade durante mais horas. As proteínas podem ser lácteas, ovos, frutos secos, hummus, queijo…
- É muito importante que o pequeno-almoço seja rico em fibra. Deve incorporar 8 gramas de fibra pelo menos. Igual procedimento para as proteínas, estas fazem com que se digiram mais lentamente os alimentos e que não sintas fome durante mais tempo.
Combina salgado e doce:
- Uma ótima forma de combinar estes dois componentes é optar por uma salada no pequeno-almoço. Temos sempre a tendência para comer um pequeno-almoço doce quando também existem opções salgadas. Uns ovos mexidos com abacate e/ou uma torrada de pão integral com queijo fresco e peru e um punhado de frutos secos são grandes opções
- Para a parte doce podes beber um smoothie que, para além da fruta leve, podes adicionar verduras como espinafres e alguma gordura saudável, como sementes de abacate ou chia.
Na Drink6 oferecemos-te as nossas opções para os teus pequenos-almoços saudáveis, ricos em fibra, vitaminas, gorduras saudáveis e carboidratos integrais.
- Os nossos flocos de aveia são 100% integrais com apenas 1.1 g de açúcar. Podes misturar com leite, iogurte ou bebidas vegetais. Contém 8g de fibra e são de agricultura biológica.
- Se queres dar-te um capricho, sem arrependimento, temos as nossas panquecas ricas em proteínas e fibra, e quase sem açúcar. Para além disso, a linhaça e a chia fornecem energia para começar o dia.
- Por último, a nossa granola com 19g de fibra é feita de forma natural e sem adições, combinada com deliciosos frutos secos.
- Os nossos smoothie de abacate e espinafres são a combinação perfeita de macronutrientes assim como os nossos sumos de manga e sementes de chia. O complemento perfeito para começar o dia.